CLAUDIA denúncia

A respeito da reportagem Jovens perversos e sem limites, onde suas famílias perderam a mão?, da edição de agosto, de quem você acha que é a culpa?

Comente

Enviado por pattyzem em 30/05/2008

Infelizmente a falta de limites é um mal da sociedade capitalista. Nós todos, pais, avós e educadores estamos sempre em busca de novos caminhos, recebemos informações educacionais de todos os lados, buscamos avidamente por realizações profissionais e aumento de renda e não nos dedicamos a dar limites a nós mesmos (rotia, controle de custos, exercícicios físicos)e a quem está sob nossa responsabilidade. As crianças desde muito cedo, e falo isso porque trabalho com crianças de zero a três anos, estão crescendo sem saber o que é trabalhar a frustração, seja por falta de tempo, dinheiro ou paciência os pais acabam cedendo as exigências e birras dos filhos e isso acaba virando uma bola de neve sem controle. Pais de todas as camadas sociais deixam seus filho fazerem o que quer e dão materialmente o que desejam tentando suprir a ausência e a dedicação ao filho. Nesse contexto a escola tem que desenvolver a tarefa de educar as crianças e por consequência reeducar seus pais, que estão perdendo o papel da responsabilidade e da trasnmissão desta responsabilidade a seus filhos. Educar dá trabalho e como já vivemos numa correria e agitação absurda, deixamos que nossos filhos escolham e façam o que quer por ser mais fácil, menos exigente e menos cansativo. o problema é que empurramos com a barriga e um dia isto estoura afetando a familia, a escola enfim toda a sociedade.

Enviado por conceicao em 23/08/2007

Eu vejo a violência juvenil da classe média alta como consequência da restruturaçao do modelo familiar, que hoje além de estar fragilizada onde os pais juntos ou separados nao exercem a autoridade que lhes compete frente aos filhos, ainda concorrem com os meios de comunicaçao e tecnologias altamente avançadas que enviam informaçoes diversificadas a todo momento. Os jovens tem muito mais capacidade de interaçao e assimilaçao que os pais, levando assim a uma distancia e conflitos entre geraçoes. A escola também exerce grande influência sobre os jovens mas o professores também perderam o seu papel de autoridade perante os alunos.

Enviado por conceicao em 23/08/2007

Eu vejo a violência juvenil da classe média alta como consequência da restruturaçao do modelo familiar, que hoje além de estar fragilizada onde os pais juntos ou separados nao exercem a autoridade que lhes compete frente aos filhos, ainda concorrem com os meios de comunicaçao e tecnologias altamente avançadas que enviam informaçoes diversificadas a todo momento. Os jovens tem muito mais capacidade de interaçao e assimilaçao que os pais, levando assim a uma distancia e conflitos entre geraçoes. A escola também exerce grande influência sobre os jovens mas o professores também perderam o seu papel de autoridade perante os alunos.

Enviado por Mag em 12/08/2007

Vcs tocaram num assunto bem delicado...bem delicado mesmo...Tenho valores que passei para os meus filhos e hoje tenho dois homens que são umas moças como se diz de tão educados...Quando eles eram menores eu não os deixava sair de casa a noite...todo mundo brigava comigo e não entendiam como em pleno ano de 1995 eu controlava eles como nossos pais haviam nos controlado...As drogas corriam a solta...a violência já estava se tornando maior de idade...crescendo a passos largos...e eu não ia perder meus filhos para elas.A escola onde eles estudaram que foi em escola publicas ajudaram muito,pois mantinham os alunos numa disciplina em sala de aula... a escola era feita para estudar e não brincar...Não havia liberdade entre aluno e professor o professor era amigo mas não trocava figurinha com o aluno.Foi até fácil educar dois meninos sozinha(era separada) apenas com a ajuda da escola.Que mantinha eles na linha durante 5 horas.Em 1999 tive um outro menino hoje com 8 anos,estou criando ele exatamente como eduquei os dois outros.Só que estou totalmente sozinha nessa educação perdi a minha melhor aliada a escola.Passo para o meu filho valores de amizade,lealdade para com os amigos,a não violência,que melhor é conversar que bater,que não existe o olho por olho e dente por dente,que a mentira é uma mulher muito gorda e pesada demais para se carregar,então o melhor é não mentir.Que tudo o que ele vier a fazer tem uma conseqüência,Tenho até uns lemas aqui em casa ?Atitudes feias conseqüência ruim. Sim é sim Não é não?Tudo estava otimamente bem até ele entrar na escola onde todos esses valores estão torcidos.Ele esta num colégio particular,onde os alunos no recreio firam Mad Max, tem bimbolim para as crianças brincarem e brigarem... na sala de aula eles fazem o que querem e o que não querem, existe brigas de socos e pontapés entre alunos dentro da sala com a professora presente...Conclusão eu ouvi do meu filho que tudo o que eu ensino para ele é errado que a gente deve bater sim se não apanha,que todo mundo menti,ele mesmo vê os colegas dele mentirem para a professora e mesmo assim são exatamente desses que a professora mais gosta. Agora ele quer que os irmãos mais velho ensinem ele a bater porque esta cansado de apanhar e ainda diz ; - ?eu fui atrás da mãe olha no que deu?. É triste tu ver tudo o que tu ensina ir por água a baixo... Então para resumir sempre foi e vai ser difícil para nós pais educarmos nossos filhos nessa selva que é hoje a vida.Mas acredito que se tornou pior,pois perdemos uma aliada de peso a escola saiu de cena..A criança passa 5 horas na escola fazendo o que bem quer e depois fica difícil tu chegar para uma criança de 8 anos e dizer para ela que a escola esta errada e tu esta certa. Quando essa criança chega lá pela 6° ano e vira um péssimo aluno um marginal a escola expulsa... é fácil é só expulsar e lavra as mãos...só que ela esquece que foi ela que deu essa liberdade a esse aluno e o resultado só poderia ser esse. Vou continuar com a mesma regra de educação em relação ao meu filho,vou trocar ele de escola umas mil vezes, até encontrar uma que professor é professor e o aluno esta lá para aprender.Uma escola que me ajude nessa tarefa de casa que é de minha responsabilidade,mas que ela sabia ajudar a fazer tão bem.

Enviado por Belle em 11/08/2007

Como mãe, acho que infelizmente grande parte da culpa é da família, que não está conseguindo criar seres "humanos", capazes de ter o mínimo de respeito pelos outros. Valores básicos foram esquecidos, como carinho, respeito e solidariedade. Por falta de tempo, excesso de culpa ou descaso, não conseguimos impor o menor limite a nossos filhos, passamos a mão na cabeça por tudo, não os repreendemos, não os punimos por nada. Estamos criando pessoas egoístas, que acham que podem tudo. Não adianta jogarmos a culpa na escola, na "sociedade", nos games, na internet; nós pais somos os principais "educadores" das nossas crianças. Enquanto não nos conscientizarmos do posso papel, infelizmente vamos continuar vendo essas cenas lamentáveis.